- 07/06/2022
- 17:29
Hoje, no Brasil, existem mais de 500 profissões que estão se formalizando como pequenos empreendedores, como pintor, boleiros, artesãos, manicure, pedicure, cuidador de animais, entre outros.
Para ser um Microempreendedor Individual (MEI), o profissional poderá faturar no máximo R$ 81 mil por ano e não poderá ter participações em sociedades ou ser titular de outra empresa.
Além disso, o MEI pode fazer a contratação de até um funcionário recebendo um salário mínimo ou o piso de sua categoria profissional.
Continue a sua leitura e compreenda quais são as três maneiras de aproveitar melhor as vantagens de ser MEI.
Ser MEI é muito simples e tem várias vantagens
A seguir iremos compartilhar com o leitor quais são as três principais vantagens de ser MEI:
Você terá um CNPJ, assim poderá emitir notas fiscais, abrir uma conta bancária empresarial e terá acesso a créditos bancários;
Você terá cobertura previdenciária do INSS, então terá direito a benefícios como aposentadoria, salário-maternidade, auxílio-doença, pensão por morte, entre outros benefícios;
Você pagará menos impostos, a cobrança dos tributos é um valor fixo mensal variando conforme a atividade, que gira em torno de R$ 50,00.
Porém para garantir todas as vantagens de ser MEI não é tão simples quanto parece, por isso separamos algumas dicas para você aproveitar melhor as vantagens e ter sucesso sendo MEI.
Aproveite para conferir também: Como uma Consultoria Tributária pode ajudar a sua empresa?
Principais dicas de como aproveitar as vantagens
1- Abra uma conta PJ
Uma das vantagens mais cobiçadas pelos MEIs é a facilidade de conseguir crédito no banco para escalar o seu negócio.
No entanto, para conseguir obter esse capital, especialmente em instituições privadas, é preciso planejamento e organização.
O que mais impede o acesso do pequeno empreendedor ao crédito é a falta de um histórico de faturamento. É com essa informação que permite que as instituições financeiras tenham o cenário da situação financeira do empreendimento.
Desse modo, muitas pessoas simplesmente abrem o MEI e só. Mas esquecem que a partir do momento que você abre um MEI, você se torna uma pessoa jurídica.
Neste sentido, como todo empreendedor o MEI também precisa de uma conta bancária para Pessoa Jurídica e precisa movimentar todo o faturamento da empresa através dessa conta.
Assim o banco enxerga você como um empreendedor e facilita para a aprovação do crédito.
2- Não atrase as DAS
Todo profissional que atua como MEI, possui direito aos benefícios da previdência, como aposentadoria, salário-maternidade, auxílio-doença, pensão por morte, entre outros benefícios. Porém para assegurar esses benefícios é preciso manter as obrigações em dia.
Os tributos do MEI são valores baixos e fixos mensais, porém é necessário que esteja sempre em dia para que o empreendedor possa desfrutar de todos os benefícios, principalmente se ocorrer imprevistos.
É muito importante e um desafio para o MEI manter as suas obrigações fiscais em dia.
O MEI não é obrigado a contratar um escritório de contabilidade, porém ter uma contabilidade online como a Contabilizaí pode facilitar a rotina do MEI, pois assim o empreendedor não precisa se preocupar em fazer as guias e as Declarações anuais.
Elas estarão disponíveis no app e o empreendedor receberá uma notificação para realizar o pagamento, assim evita esquecimentos e dores de cabeça. E ficar em dia com as obrigações se torna mais simples e prático.
3- Tenha controle de caixa e com seus gastos pessoais
Mesmo para quem está começando é importante saber quanto está entrando e quanto está saindo do seu negócio.
Por este motivo, o empresário também precisa tomar cuidado com as contas, registrando tudo o que está sendo comprado e o que está sendo vendido.
Outro desafio muito grande é separar os gastos pessoais das contas da empresa.
Por isso, uma sugestão é definir um salário para o empresário para suas despesas pessoais. E o restante deve retornar para a empresa, principalmente no início para investimentos e melhorias.
Empreender é superar os desafios do dia a dia e aprender com os erros. Porém é também buscar sempre conhecimento sobre o mercado, se especializar na sua atividade e aprender tudo o máximo que conseguir.
Seguindo essas dicas com certeza o seu negócio vai crescer e você vai alcançar mais rapidamente o sucesso desejável.
E aí? Gostou das dicas? Compartilha com seus amigos e colegas. Se ainda tem dúvidas entre em contato com a gente.
Quer saber nossas novidades? Se inscreva na nossa newsletter e acompanhe nosso blog. Tem sempre um conteúdo novo sendo publicado.