3 maneiras de aproveitar melhor as vantagens de ser MEI

Hoje, no Brasil, existem mais de 500 profissões que estão se formalizando como pequenos empreendedores, como pintor, boleiros, artesãos, manicure, pedicure, cuidador de animais, entre outros.

Para ser um Microempreendedor Individual (MEI), o profissional poderá faturar no máximo R$ 81 mil por ano e não poderá ter participações em sociedades ou ser titular de outra empresa. 


Além disso, o MEI pode fazer a contratação de até um funcionário recebendo um salário mínimo ou o piso de sua categoria profissional.
 

Continue a sua leitura e compreenda quais são as três maneiras de aproveitar melhor as vantagens de ser MEI. 


Ser MEI é muito simples e tem várias vantagens

A seguir iremos compartilhar com o leitor quais são as três principais vantagens de ser MEI:

Você terá um CNPJ, assim poderá emitir notas fiscais, abrir uma conta bancária empresarial e terá acesso a créditos bancários;

Você terá cobertura previdenciária do INSS, então terá direito a benefícios como aposentadoria, salário-maternidade, auxílio-doença, pensão por morte, entre outros benefícios;

Você pagará menos impostos, a cobrança dos tributos é um valor fixo mensal variando conforme a atividade, que gira em torno de R$ 50,00.

Porém para garantir todas as vantagens de ser MEI não é tão simples quanto parece, por isso separamos algumas dicas para você aproveitar melhor as vantagens e ter sucesso sendo MEI. 

Aproveite para conferir também: Como uma Consultoria Tributária pode ajudar a sua empresa?


Principais dicas de como aproveitar as vantagens 


1- Abra uma conta PJ

Uma das vantagens mais cobiçadas pelos MEIs é a facilidade de conseguir crédito no banco para escalar o seu negócio. 

No entanto, para conseguir obter esse capital, especialmente em instituições privadas, é preciso planejamento e organização.

O que mais impede o acesso do pequeno empreendedor ao crédito é a falta de um histórico de faturamento. É com essa informação que permite que as instituições financeiras tenham o cenário da situação financeira do empreendimento.

Desse modo, muitas pessoas simplesmente abrem o MEI e só. Mas esquecem que a partir do momento que você abre um MEI, você se torna uma pessoa jurídica. 

Neste sentido, como todo empreendedor o MEI também precisa de uma conta bancária para Pessoa Jurídica e precisa movimentar todo o faturamento da empresa através dessa conta. 

Assim o banco enxerga você como um empreendedor e facilita para a aprovação do crédito. 


2- Não atrase as DAS


Todo profissional que atua como MEI, possui direito aos benefícios da previdência, como aposentadoria, salário-maternidade, auxílio-doença, pensão por morte, entre outros benefícios. Porém para assegurar esses benefícios é preciso manter as obrigações em dia.

Os tributos do MEI são valores baixos e fixos mensais, porém é necessário que esteja sempre em dia para que o empreendedor possa desfrutar de todos os benefícios, principalmente se ocorrer imprevistos. 

É muito importante e um desafio para o MEI manter as suas obrigações fiscais em dia.

O MEI não é obrigado a contratar um escritório de contabilidade, porém ter uma contabilidade online como a Contabilizaí pode facilitar a rotina do MEI, pois assim o empreendedor não precisa se preocupar em fazer as guias e as Declarações anuais. 

Elas estarão disponíveis no app e o empreendedor receberá uma notificação para realizar o pagamento, assim evita esquecimentos e dores de cabeça. E ficar em dia com as obrigações se torna mais simples e prático.


3- Tenha controle de caixa e com seus gastos pessoais

Mesmo para quem está começando é importante saber quanto está entrando e quanto está saindo do seu negócio.

Por este motivo, o empresário também precisa tomar cuidado com as contas, registrando tudo o que está sendo comprado e o que está sendo vendido.

Outro desafio muito grande é separar os gastos pessoais das contas da empresa. 

Por isso, uma sugestão é definir um salário para o empresário para suas despesas pessoais. E o restante deve retornar para a empresa, principalmente no início para investimentos e melhorias.

Empreender é superar os desafios do dia a dia e aprender com os erros. Porém é também buscar sempre conhecimento sobre o mercado, se especializar na sua atividade e aprender tudo o máximo que conseguir.

Seguindo essas dicas com certeza o seu negócio vai crescer e você vai alcançar mais rapidamente o sucesso desejável.

E aí? Gostou das dicas? Compartilha com seus amigos e colegas. Se ainda tem dúvidas entre em contato com a gente.

Quer saber nossas novidades? Se inscreva na nossa newsletter e acompanhe nosso blog. Tem sempre um conteúdo novo sendo publicado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Quer abrir sua empresa?

Na Contabilizaí você economiza 99% na hora de abrir sua empresa, aqui você só paga as taxas governamentais!

Troque de Contador

Se você está precisando reduzir os custos da sua empresa, migrar a contabilidade do seu negócio é a solução.