Afinal, o que é uma holding familiar?

Uma holding familiar é basicamente uma empresa que gerencia os negócios e os ativos de uma família. Normalmente sua composição inclui um conjunto de empresas sob o controle da mesma família, com o objetivo de centralizar a administração de seus empreendimentos, patrimônio e investimentos.

Além disso, a holding familiar também pode ser uma estrutura única que detém em seu capital social os bens imóveis, veículos, fazendas e diversos investimentos do fundador da empresa, ou seja, do instituidor.

Quais as vantagens da holding familiar?

A holding familiar oferece diversas vantagens, como a proteção do patrimônio da família, a facilitação da gestão e sucessão dos negócios, a redução da carga tributária e, em alguns casos, até mesmo o aumento da rentabilidade dos investimentos.

Por exemplo, obtenção de renda por meio da holding é um benefício econônico possível. De maneira simples, isso acontece quando essa mesma renda é da pessoa física do instituidor, ela está sujeita à alíquota máxima de Imposto de Renda (IRPF) de até 27,5%. 

Por outro lado, se essa renda for da holding, ela entra como faturamento. Se a empresa estiver enquadrada no regime tributário do lucro presumido, pode ser tributada a uma alíquota efetiva de aproximadamente 11,33% (somando IRPJ, CSLL, PIS e COFINS), inclusive com a possibilidade de um adicional de imposto de renda para pessoa jurídica.

Além disso, a criação de uma holding familiar pode garantir a continuidade dos negócios da família ao longo de várias gerações. Isso porque permite que os membros da família mantenham o controle sobre suas empresas e patrimônio.

Vale também destacar que a constituição de uma holding familiar requer planejamento e aconselhamento jurídico e contábil especializado como o da Contabilizei. Dessa maneira, dá para garantir que a empresa esteja correta e, a partir daí, os objetivos da família surgem de maneira eficiente e segura. Quer saber mais? Fale conosco!

Gostou do nosso conteúdo? Continue navegando no blog!