Carta de Responsabilidade: O que é e qual a sua importância?

O papel desempenhado por uma contabilidade é de fundamental importância na gestão de uma empresa. No momento de prestar serviços contábeis, os contadores podem utilizar uma Carta de Responsabilidade.


No entanto, muitos empreendedores acabam encontrando dúvidas para entender a atuação de uma contabilidade.


A fim de manter a gestão de uma empresa sempre organizada, é necessário ter à disposição técnicas como a escrituração contábil, que possui como base documentos e informações que são exigidos pelos profissionais contábeis.


Contudo, nem sempre os empresários fornecem todas as documentações solicitadas pela contabilidade. Com isso, os contadores precisam utilizar somente as informações que estão ao seu alcance.


No momento de certificar que uma empresa está em dia com todos os controles internos, com a escrituração e demonstrações contábeis, a contabilidade utiliza o que conhecemos como Carta de Responsabilidade da Administração.


Portanto, o que você acha de compreender melhor o que é a Carta de Responsabilidade e qual é a sua função? Continue acompanhando o nosso conteúdo e aproveite para tirar todas as suas dúvidas referentes ao assunto!


Aproveite também para entender sobre: Gestão financeira para farmácias: Como pagar impostos corretamente.


O que é a Carta de Responsabilidade?

A Carta de Responsabilidade da Administração se apresenta como um documento que possui como objetivo principal resguardar a responsabilidade do contador na realização da escrituração contábil de uma empresa.


Tal documento é exigido por um escritório de contabilidade no momento de elaborar a escrituração contábil do período-base encerrado tanto de uma Microempresas (ME) como também das Empresas de Pequeno Porte (EPP).


Deste modo, uma Carta de Responsabilidade possui como objetivo definir a obrigatoriedade, de maneira formal, da revisão de controles internos para a administração de uma empresa.


Além disso, a sua elaboração também faz com que uma empresa tenha que fornecer as informações e documentações necessárias para a contabilidade. O intuito é a realização da escrituração contábil e das demonstrações contábeis anuais.


Muitos empresários encontram dúvidas quanto à importância por trás de uma Carta de Responsabilidade da Administração. Se este é o seu caso, continue acompanhando o nosso conteúdo!


Qual a importância de uma Carta de Responsabilidade?

Como foi possível compreender, a Carta de Responsabilidade desempenha um papel fundamental na relação entre uma empresa e contabilidade.


Sendo que a sua realização possui como papel isentar o profissional contábil, nos casos onde os gestores de uma empresa estão omitindo determinadas informações e documentos, ou agindo de má-fé.


No entanto, é necessário compreender que a Carta de Responsabilidade da Administração não exime os profissionais contábeis do desempenho das suas atividades. Logo, é fundamental que ambas as partes entendam do que se trata este documento.


Deste modo, o objetivo é assegurar que os profissionais não sejam responsabilizados por possíveis casos como, por exemplo, de sonegação de impostos, manipulação de documentos ou até mesmo de fraudes.


Com a Carta de Responsabilidade, por mais que o contador continue sendo o responsável pela existência de falhas na escrituração de documentos, ele não será considerado culpado no caso de informações falsas.


Portanto, tanto contabilidade como também empresários precisam entender o que é e o papel de uma Carta de Responsabilidade da Administração. Afinal, a sua utilização traz consigo uma maior confiabilidade nas demonstrações contábeis.


Aproveite também para acompanhar o conteúdo: Tudo que você precisa saber para abrir uma securitizadora.


Como elaborar uma Carta de Administração?

De acordo com o Art. 2º da Resolução 987/03 do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), a Carta de Administração deve ser obtida por uma contabilidade de forma anual.


Com isso, este documento precisa ser obtido junto ao contrato referente a prestação de serviços do profissional contábil. Logo, após o término do exercício social, se faz necessário realizar a sua renovação.


A elaboração de uma Carta de Administração leva em consideração tanto o tamanho de uma empresa, como também as suas especificidades. Deste modo, confira a seguir quais são as informações que não podem faltar:

  • Dados da empresa (Razão Social e CNPJ);
  • Informações sobre o profissional da contabilidade;
  • O período-base que abrange a Carta de Administração;
  • Assinatura e dados dos sócios responsáveis por uma empresa;
  • Cláusulas que asseguram que os documentos e dados são fidedignos;
  • Cláusulas que asseguram que os controles internos e registros possuem base nas documentações fornecidas pela empresa;
  • As cláusulas que afirmam que não existem violações ou a possibilidade de violações de leis, normas ou regulamentos;
  • Cláusulas que afirmam que não existem fraudes envolvendo tanto a administração ou os empregados.


Portanto, a Carta de Administração é uma ferramenta de fundamental importância para a relação entre uma contabilidade e uma empresa. Afinal, ela assegura uma maior transparência na escrituração contábil.


O que você achou do nosso conteúdo? Teve alguma dúvida sobre este assunto? Compartilhe conosco no campo de comentários!


Nós, da Contabilizaí, somos uma Plataforma de Contabilidade Digital focada em atender clientes de uma forma veloz e moderna. Com isso, você não precisa ter a preocupação de visitar o nosso escritório!


Aproveite para entrar em contato conosco e descobrir como os nossos serviços podem ajudar a sua empresa!


Não perca a oportunidade também de seguir as nossas redes sociais e acessar o nosso blog para conferir novos conteúdos! Aprenda mais sobre: Como migrar de MEI para ME? Entenda como funciona.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Quer abrir sua empresa?

Na Contabilizaí você economiza 99% na hora de abrir sua empresa, aqui você só paga as taxas governamentais!

Troque de Contador

Se você está precisando reduzir os custos da sua empresa, migrar a contabilidade do seu negócio é a solução.