Como incluir CNAE no CNPJ: dicas de regularização

Quem vai começar um novo negócio, precisa incluir sua atividade secundária, ou seja, um CNAE ( Classificação Nacional de Atividades Econômicas) no CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica). Isso porque um novo ramo de atuação determina a necessidade de uma nova classificação e seus documentos precisam estar atualizados em conformidade com a lei. Continue lendo para fazer de maneira simplificada como fazer essa alteração:

Cuidados ao incluir atividades no CNPJ

Antes de mais nada, um passo fundamental é conferir se a sua nova atividade é compatível com o seu endereço. Algumas CNAEs não são compatíveis, por exemplo, com o trabalho em casa e aí colocar o endereço residencial no CNPJ não é indicado. Caso a CNAE secundária seja desse tipo, você vai precisar alterar o endereço.

Em casos como esse, uma solução é usar um escritório virtual como novo endereço. Dessa maneira fica mais fácil incluir novas atividades sem gerar problemas. Com essa opção, basta escolher entre o endereço tradicional e o endereço fiscal com inscrição estadual para não errar.

Vale lembrar que é preciso prestar atenção também quanto às atualizações nos órgãos oficiais, como a SEFAZ da sua região. Em determinados casos, será necessário apresentar os documentos emitidos na atualização. E nestas situações, um contador pode te ajudar, afinal, mesmo sendo um processo simples, ele precisa de atenção.

Quanto custa para incluir CNAE no CNPJ?

As microempresas (ME) precisam pagar uma taxa estadual para alteração, mas isso muda de estado para estado. Fale com seu contador ou com a junta comercial do seu estado para saber qual valor você pagará, se for o seu caso. A Contabilizaí tem profissionais especializados que podem ajuda-los a esclarecer questões como essas.

Quanto tempo demora para incluir um novo CNAE?

O prazo para as MEs é de até 20 dias, dependendo da sua região e da entrega dos documentos necessários no momento da solicitação. Por isso a orientação é de que conte com a ajuda de um profissional contábil nesse processo.

Quantos CNAE pode ter cada CNPJ?

As microempresas, por sua vez, podem ter até 99 CNAEs secundárias, totalizando 100 atividades por CNPJ.

Ficou com dúvidas sobre como incluir atividade secundária no CNPJ? Fale conosco! Temos profissionais que podem ajudá-lo em cada etapa do processo.