Holding: proteção patrimonial em caso de erro médico

A medicina é uma profissão de grande responsabilidade e risco, onde decisões erradas podem ter consequências profissionais e financeiras devastadoras. Continue lendo para saber como uma holding pode ser uma ferramenta essencial de proteção patrimonial em casos de erro médico. 

Erros médicos no Brasil 

O Anuário de Segurança Assistencial Hospitalar no Brasil, da OMS (Organização Mundial de Saúde) , estima que cinco pessoas morrem a cada minuto no país devido a erros médicos. 

E consequentemente esses dados se refletem em aumento de ações judiciais e processos ético-profissionais. Só em 2021, o Brasil registrou 500 mil demandas judicializadas relacionadas à saúde. Dessas, quase 35 mil foram novos processos por erro médico. Isso corresponde a 95,8 processos por dia, segundo o Relatório Justiça em Números, do CNJ (Conselho Nacional de Justiça). 

Responsabilidade Profissional na Medicina

Esses dados servem como um alerta urgente para os médicos sobre a importância da responsabilidade profissional. E também sobre as vantagens de se buscar ferramentas que possam garantir a proteção patrimonial dos médicos. 

Afinal, erros médicos não apenas causam sofrimento aos pacientes e suas famílias, mas também podem levar a consequências legais e financeiras significativas para os profissionais de saúde envolvidos.

Consequências Financeiras dos Erros Médicos

Além das implicações emocionais e éticas dos erros médicos, os profissionais de saúde também podem enfrentar sérias consequências financeiras. 

Dessa maneira, os processos judiciais resultantes de erros médicos podem levar a custos legais substanciais e ações de indenização. E esses processos podem se estender para além dos limites do seguro profissional. 

Além disso, em alguns casos, médicos perdem parte ou até mesmo todo o seu patrimônio em razão de decisões negligentes.

Holding pode proteger o patrimônio

Em outras palavras, a holding é um mecanismo jurídico de proteção muito eficiente para evitar que o patrimônio pessoal do especialista sofra diante de algum processo. Quer saber mais sobre o assunto? Fale com um de nossos especialistas.