Planejamento tributário para holdings: entenda a importância

O cumprimento das obrigações tributárias é uma das principais responsabilidades de uma empresa e o mesmo vale para holdings. No entanto, sabemos que a legislação tributária pode ser bem complicada e gera dúvidas para muitos empresários, que podem acabar pagando seus impostos de maneira indevida.

Sabemos também que a carga tributária pode ser grande, o que pode acarretar em prejuízos financeiros consideráveis para o setor financeiro de uma holding.

Ainda assim, não há motivo para se desesperar! A Contabilizaí te ensina a fazer um bom planejamento tributário para holdings, o que pode ter um impacto muito positivo nas economias do seu empreendimento. Confira a seguir!

O que é o planejamento tributário?

Também tratado como “elisão fiscal”, o planejamento tributário é um conjunto de medidas e estratégias que visa reduzir a carga tributária de uma empresa (de maneira absolutamente legal).

Idealmente, esse plano deve ser montado por contadores, que analisam as características de um negócio e, a partir disso, podem orientar um empreendedor a otimizar sua carga tributária, seja através da escolha de um regime tributário, ou do aprimoramento de processos financeiros dentro da própria empresa.

Leia também – Controle de impostos online: conheça os benefícios de uma contabilidade digital.

Quais as vantagens de um planejamento tributário?

Os benefícios são muitos e podem ser resumidas em alguns tópicos principais:

  • Reduzir a carga de impostos, otimizando lucros;
  • Quitar integralmente tributos, evitando irregularidades;
  • Evitar atrasos no pagamento dos impostos;
  • Adotar um regime tributário mais vantajoso, podendo reduzir a carga total de impostos e simplificando os processos tributários;
  • Equilibrar a saúde financeira, trazendo mais estabilidade econômica para o seu negócio.

A combinação de todas essas vantagens pode fortalecer sua empresa e ajudar a consolidá-la em sua seção de mercado. No entanto, você pode encontrar dificuldades para executar um planejamento tributário para holdings se não tiver o conhecimento necessário.

Saiba mais: Qual a diferença entre Endereço Fiscal e Endereço Comercial?

O que preciso saber para conseguir executar um planejamento tributário?

É sempre bom ter um conhecimento razoável sobre regimes tributários, brechas legislativas e uma experiência mínima em negócios para conseguir pôr em prática um planejamento dessa espécie.

Além disso, há outras informações interessantes para quem pretende executar uma elaboração tributária:

Quais são os regimes tributários para holdings?

  • Lucro Real: utiliza-se este regimento em cálculos referentes ao lucro efetivo;
  • Lucro Presumido: é usado sobre um valor estimado de lucro;
  • Lucro Arbitrado: nesta norma, a apuração da base de cálculo do imposto de renda é feita pelo contribuinte ou pela autoridade tributária.

Dos três regimes, o mais utilizado é o Lucro Presumido, já que a apuração dos tributos é bem mais simples e a carga tributária, no geral, pode ser menor.

Quais vantagens tributárias uma holding possui?

Em comparação com outros modelos de negócio, quais benefícios em relação a valores gastos com impostos uma holding tem?

  • Menor porcentagem na alíquota de impostos, em comparação com pessoa física;
  • Taxa reduzida no imposto de renda sobre valor total em venda de imóveis;
  • Transferência através de cotas em evento de inventário.

Ainda precisa de ajuda com seu planejamento tributário? Conte com o apoio dos profissionais da Contabilizaí e tenha todo o suporte de nosso qualificado time de especialistas! Entre em contato para obter ajuda em aspectos fiscais, trabalhistas e contábeis.

Quer saber mais novidades? Se inscreva em nossa newsletter e acompanhe nosso blog. Tem sempre um conteúdo novo sendo publicado!

Leia mais: Como uma consultoria tributária pode ajudar sua empresa?