Ser PJ é a melhor opção para alcançar minha liberdade financeira?

Liberdade financeira, este é o  sonho de muita gente. Com certeza você já ouviu falar nesse termo, ainda mais nos últimos anos, porém mesmo com esse assunto em alta esse termo ainda não é muito claro para muitos.

Continue sua leitura e confira a seguir o que é a liberdade financeira e qual a melhor opção para alcançá-la. Vamos lá?


O que é liberdade financeira?

A liberdade financeira é quando você pode decidir como e o que você quer fazer para conseguir os seus rendimentos. Ou seja, o jeito que você vai ganhar dinheiro. 

É quando você toma decisões financeiras com mais tranquilidade: quando você recusa um trabalho, por exemplo, você já está financeiramente livre. Mas isso não significa que você já alcançou sua independência financeira ou já chegou onde queria.

Mas afinal,  como é possível alcançar essa liberdade financeira? 

Existem várias formas de conseguir a liberdade financeira, mas vamos destacar a seguir,  uma excelente opção,  que além de ajudar a alcançar a liberdade financeira, e que também contribui para o empreendedorismo no país é se tornar um pessoa jurídica (PJ). 

Vamos analisar agora se ser PJ é melhor do que ser CLT, para alcançar a liberdade financeira. 

Mas antes precisamos saber quais as principais diferenças entre ser PJ e ser CLT e deixar claro que independente da sua escolha a liberdade financeira só vem com uma vida financeira organizada.


Leia mais sobre: Vale a pena ser freelancer?


O que é ser PJ?

A Pessoa Jurídica (PJ) representa uma empresa e para isso ela precisa ter um CNPJ e cumprir com as obrigações legais de uma empresa. Pode ser administrar algo, prestar serviços, produzir ou comercializar produtos. 

Existem muitas atividades que hoje é possível conseguir seu CNPJ pela internet de forma gratuita, tornando-se um Microempreendedor Individual (MEI).


O que é ser CLT?

Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) é um conjunto de direitos e deveres que regulam o Direito do Trabalho.

Trabalhando como CLT, você garante todos os direitos trabalhistas como: 13º, férias, FGTS, seguro desemprego e outros. Jornada de trabalho são alguns dos direitos obrigatórios garantidos pela CLT.

A CLT são normas que devem ser utilizadas na relação empregado e empregador.


Vantagens e Desvantagens

A principal vantagem de ser PJ é a liberdade e flexibilidade de trabalhar quando, como e onde quiser. Podendo aceitar ou não os trabalhos solicitados e prestar serviços para várias pessoas ou empresas ao mesmo tempo.

Outra vantagem que atrai as pessoas para ser PJ é a possibilidade de ganhar mais. Segundo pesquisas, um profissional PJ pode ganhar até 45% a mais que um CLT no fim do mês.

Além disso, sendo PJ você tem acesso a conseguir empréstimos a juros menores, financiamentos facilitados e até descontos em planos de saúde.

Por outro lado, a vantagem de ser CLT é a tranquilidade de se ver livre de alguns compromissos. Quando você é empregado, não precisa se preocupar com impostos, com prospecção, com inadimplência e etc. Você só precisa cumprir seu horário e focar em fazer seu trabalho da melhor forma possível.

Outra vantagem de ser CLT é ter mais “estabilidade”, por mais que o seu emprego não seja garantido 100%, você não sai de mãos abanando, o que te garante por um tempo até conseguir outro emprego.

Agora a desvantagem de ser PJ é que o profissional deve arcar com todas as despesas como alimentação, transporte, plano de saúde, conta de luz etc.

Outro ponto é a falta de estabilidade financeira, em uma rotina em que um mês pode entrar muito dinheiro e no outro nem tanto. Por isso é importante ter um controle das finanças pessoais e saber administrar bem o dinheiro que entra e o que sai.

Além disso, o PJ terá que pagar obrigações legais de uma empresa e é nessa hora que a parceria com um escritório de contabilidade de confiança, como a Contabilizaí, fará toda a diferença. 

A burocracia e os impostos de uma empresa na contratação de um funcionário chegam a custar o dobro do salário de um CLT, pois essa modalidade concede vários benefícios ao funcionário, e isso torna contratar e demitir algo caro para as empresas. Por isso, elas costumam remunerar melhor em relação aos PJs e oferecem salários bem mais baixos para funcionários CLTs.

No entanto, ser CLT faz com que você se acomode e fique preso a uma rotina chegando a um limite de crescimento dentro da empresa.

Ressaltamos que é preciso ter cuidado com a pejotização. Não aceite que empresas contratem você como PJ e exija o cumprimento dos deveres da CLT como horário fixo dentro da empresa, respondendo à hierarquia empresarial e outras obrigações.

Confira mais sobre: Vantagens de ser médico PJ.


Conclusão

Para quem está começando no mercado de trabalho e ainda não tem nenhuma experiência, talvez ser CLT seja a melhor opção.

Até porque ser CLT não significa que você não possa chegar a liberdade financeira, se souber usar esse capital, a sua vida pode melhorar muito!

Você gostaria de ser um profissional que trabalha como PJ? Sem precisar cumprir uma jornada de trabalho, cumprindo horário exatamente como um empregado faz?

Você não terá que cumprir horários, mas alcançar os resultados que você precisa podem demorar mais que 8 horas por dia de trabalho, pois você será avaliado pela qualidade do seu trabalho e não o tempo que você levou para realizá-lo.

O empreendedorismo é o que diferencia um trabalho em regime de PJ da CLT. Afinal, você terá que prospectar clientes, cuidar das suas entregas, ser disciplinado para cumprir prazos e cumprir suas obrigações fiscais. 

Em suma, as vantagens do CLT são as garantias e benefícios que algumas empresas dão, como a impulsão da carreira com incentivos. 

Já a principal vantagem de ser um PJ é ter total controle sobre a sua carreira e isso sem dúvida facilita a alcançar a liberdade financeira, pois você terá mais tempo e mais liberdade de conseguir o seu dinheiro.

Entretanto, entre as opções é sempre importante analisar o seu perfil de profissional e avaliar bem as vantagens e desvantagens para fazer uma escolha consciente, pois cada um tem suas preferências e necessidades, então faça sua escolha pensando em você como profissional e em seus objetivos em sua carreira e não no que o outro está fazendo, assim você alcançará sua liberdade financeira de forma saudável.

E aí? Gostou das dicas? Compartilha com aquele seu amigo que está querendo ter sua liberdade financeira. Se ainda tem dúvidas entre em contato com a gente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Quer abrir sua empresa?

Na Contabilizaí você economiza 99% na hora de abrir sua empresa, aqui você só paga as taxas governamentais!

Troque de Contador

Se você está precisando reduzir os custos da sua empresa, migrar a contabilidade do seu negócio é a solução.