Tudo que você precisa saber para abrir uma securitizadora

A securitização, nos últimos anos, passou a ocupar um papel fundamental na alavancagem do mercado brasileiro, principalmente dentro do mercado imobiliário e agropecuário, setores essenciais para a economia do país.


Isso porque, a securitização remonta promove a ideia de criar e comercializar valores mobiliários. Na prática, essa é a origem do processo, porém ele vem evoluindo com o tempo junto com o mercado de capitais.


Dessa forma, podemos afirmar que a securitização é um procedimento pelo qual uma empresa, chamada de securitizadora, projeta um instrumento financeiro através da fusão de vários ativos e depois comercializa esses instrumentos para investidores.


Como pode perceber, existem diversas vantagens de abrir uma securitizadora. Caso o leitor esteja pensando em abrir a sua, preparamos este conteúdo completo para explicar como uma securitizadora funciona e o que você precisa saber antes de iniciar o negócio!


Como funciona o processo de securitização?

Antes de explicarmos o passo a passo de como abrir uma securitizadora, é preciso entender como esse mercado surgiu.


Antigamente a securitização era muito comum com títulos de hipoteca — a securitizadora compunha as hipotecas em um grande pool, dividindo este em partes menores com base no risco inerente de inadimplência de cada uma, e depois vendia essas peças menores aos investidores.


Dessa forma, com um título lastreado em hipotecas, os investidores individuais podem comprar partes de uma hipoteca como um tipo de título.


Contudo, a securitização vai além do mercado de hipotecas. Ela pode envolver o agrupamento de dívidas contratuais, como financiamentos para automóveis e obrigações de dívida de cartão de crédito, ou quaisquer ativos que gerem recebíveis.


Basicamente, o processo de securitização cria liquidez para empresas ao permitir que investidores menores comprem seus recebíveis como títulos mobiliários.


Ou seja, a securitizadora faz o agrupamento das dívidas contratuais e depois vende os direitos creditórios dessas aos investidores. Esse processo pode abranger qualquer tipo de ativo financeiro e promove liquidez no mercado.


Aprenda lendo: Gestão financeira para farmácias: Como pagar impostos corretamente


Quais os benefícios da securitização para as empresas?

A securitização fornece aos credores (empresas) um mecanismo para reduzir seu risco associado por meio da divisão da propriedade das obrigações de dívida.


Os investidores efetivamente assumem a posição de credor ao comprar os títulos, o que permite que o credor crie capital de giro e transfira os riscos do seu balanço.


Os investidores ganham uma taxa de retorno com base nos pagamentos de capital e juros associados que estão sendo feitos pelos devedores incluídos em suas obrigações. 

Ao contrário de alguns outros veículos de investimento, estes são apoiados por bens tangíveis.


Além disso, à medida que o originador move a dívida para a carteira securitizada, isso reduz o valor do passivo mantido em seu balanço patrimonial. Com responsabilidade reduzida, eles podem subscrever empréstimos adicionais.


Se um devedor cessar os pagamentos de seu ativo, ele poderá ser confiscado e liquidado para compensar aqueles que detêm participação na dívida.  Como outros investimentos, quanto maior o risco, maior a taxa potencial de retorno.


Por que abrir uma securitizadora?

Vale destacar que a pergunta “por que abrir uma securitizadora?” é interessante. Afinal, os bancos também podem antecipar recebíveis, mas possuem um processo diferente.


Ainda que não comprem as dívidas, bancos trocam os títulos, mas têm o direito de devolver aqueles que não forem pagos e receber tudo que foi antecipado com juros, caso não recebam o valor integral no prazo definido.


Além disso, na antecipação de recebíveis, incidem encargos como IOF e algumas taxas relacionadas à operação. Como o spread bancário costuma ser alto, a empresa pode perder muito na negociação.


Já as securitizadoras podem realmente cobrar taxas de mercado mais acessíveis, visto que não possuem tantos gastos com infraestrutura e manutenção. Algumas podem até operar 100% pela internet.


Além disso, como estão no mercado de investimentos, seu crescimento tende a acompanhá-lo e crescer no mesmo ritmo que o mercado cresce. As securitizadoras ainda podem diversificar seus serviços, o que é vantajoso para elas e para seus clientes.


Para efeitos legais, a securitizadora é normalizada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e não pelo Banco Central, como outras instituições financeiras. Sendo assim, ela pode usar de mais flexibilidade na hora de cobrar por seus serviços de securitização, o que atrai mais clientes para seus serviços, pois ela:

  •  Não aumenta o índice de endividamento no balanço;
  •  Goza de mais divulgação no mercado de capitais;
  •  Usufrui de um spread de juros favorável;
  •  Paga baixos custos pela operação.


Conte com apoio da Contabilizaí

Somos uma plataforma online, focada em atender clientes de uma forma veloz e moderna. 


Deste modo, você não precisará ter a preocupação em visitar o escritório físico. Com a nossa plataforma, você faz tudo online, processos contábeis, consultas e usufrui de um atendimento exclusivo.


Nossas atividades contábeis são prestadas por contadores profissionais, usando nossa Plataforma Contabilizaí, para facilitar sua vida e a organização das informações de sua empresa.


Mas ainda mantemos o atendimento tradicional, quando quiser bater um papo, você pode vir tomar um café aqui conosco.


Portanto, quer saber mais? Entre em contato com nossa equipe de especialistas!

Além disso, não deixe também de acessar o nosso blog e curtir as nossas redes sociais para outros conteúdos.