- 07/06/2022
- 14:42
A realização de uma gestão financeira é fundamental para negócios de todos os segmentos.
Você sabia que o pagamento de imposto de maneira indevida pode impactar no fluxo de caixa de uma farmácia?
A legislação brasileira apresenta uma série de obrigações, bastante rígidas, aos comércios de medicamentos, não apenas por serem produtos químicos, mas pelo fato de necessitar atenção a sua comercialização.
Além disso, como fator de agravamento, na realização da gestão financeira para farmácias, principalmente as de pequeno e médio porte, os gestores precisam estar preparados para lidar com o custo operacional maior que seu faturamento.
Deste modo, em um cenário ideal, o custo operacional gira em torno de 15% do valor de faturamento. Contudo, no setor de farmácias, esse custo pode representar índices superiores a 20% chegando até 30%.
Possui uma farmácia e deseja aprender como pagar impostos de maneira correta? Leia com atenção este nosso conteúdo.
Tributação monofásica: o que tem a ver com a minha farmácia?
É de conhecimento geral que nosso país possui uma das maiores e mais complexas cargas tributárias do mundo. Fato este que pode se complicar ainda mais quando o assunto é o cálculo e apuração dos impostos a serem pagos por um negócio.
Desta forma, na prática, a gestão financeira engloba todo o gerenciamento de impostos e tributos de uma farmácia.
E por este motivo, ter conhecimento sobre a tributação monofásica é de essencial importância.
Logo, se o administrador ou gestor não possui tal conhecimento, é possível buscar apoio de profissionais contábeis especializados.
O que é tributação monofásica?
A tributação monofásica é um regime diferenciado de cobrança dos tributos PIS e COFINS, onde utiliza um mecanismo parecido com a substituição tributária, no entanto, é atribuído a um determinado contribuinte a responsabilidade pelo pagamento do imposto devido sobre toda a cadeia de um produto.
Medicamentos estão na lista desses produtos?
A grande maioria dos produtos farmacêuticos estão sujeitos à tributação monofásica. Dessa forma, segundo a Instrução Normativa SRF nº 594/2005, a legislação tributária prevê quais serão as categorias de produtos, sobre os quais deverão incidir o regime de tributação monofásica.
Veja a seguir quais produtos estão relacionados:
- Produtos farmacêuticos
Códigos que estão sujeitos à redução: 30.01, 30.03 (exceto 3003.90.56), 30.04 (exceto 3004.90.46), 3002.10.1, 3002.10.2, 3002.10.3, 3002.20.1, 3002.20.2, 3002.90.20, 3002.90.92, 3002.90.99, 3005.10.10, 3006.30.1, 3006.30.2 e 3006.60.00. - Produtos de perfumaria, toucador e higiene pessoal
Códigos que estão sujeitos à redução: 3401.11.90, 3401.20.10, 9603.21.00 e todos da classificação 33.03 e 33.07.
Aproveite para ler: 7 dúvidas mais buscadas sobre contabilidade
Como posso pagar impostos corretamente em minha farmácia?
Certamente, essa é a principal dúvida que trouxe o leitor até aqui. Com base no que já abordamos até aqui, é possível também que o empresário esteja em busca de aprender como reduzir de maneira legal o pagamento de seus impostos, otimizando assim a gestão financeira para farmácias.
Existem uma série de segmentos de atividades econômicas que possuem um grande número de produtos que se enquadram na condição de tributação monofásica, como no caso de farmácias.
No entanto, 95% das farmácias pagam os impostos de maneira indevida, chegando a pagar mais impostos do que o necessário. Isso ocorre porque ao comercializarem seus produtos, os gestores não têm compreensão de quais podem ter sua alíquota reduzida a zero.
Sendo assim, contar com apoio de um planejamento tributário pode auxiliar no controle de produtos que possuem este direito a redução. O que contribui não somente para o pagamento de impostos corretamente, como também em sua redução.
Além disso, a fim de pagar seus impostos de maneira correta, o gestor de uma farmácia, deve se atentar aos seguintes fatores:
- Enquadre a empresa adequadamente;
- Verifique as opções de CNAEs;
- Analise os benefícios fiscais;
- Verifique as alíquotas;
- Dentre outros.
Como a Contabilizaí pode me ajudar?
Os serviços oferecidos pelos escritórios de contabilidade variam de um escritório para outro, por exemplo, uns cobram serviços a parte como folha de pagamento, outros cobram de acordo com o faturamento da empresa, quantidade de sócios e funcionários.
Na Contabilizaí, nós temos alguns planos pensados para você.
Nós cuidamos de suas guias e fazemos os cálculos para você. De forma simplificada você não precisará se preocupar com seus impostos.
Portanto, converse hoje mesmo com um de nossos especialistas e aprenda como nossa empresa pode ajudar a sua a obter sucesso no mercado.
Além disso, gostou do nosso conteúdo? Acesse nosso blog e confira nossas outras dicas!