Certificação Digital e sua importância para Microempresa

Um dos assuntos mais importantes para as microempresas é a obtenção do que chamamos de certificação digital.


É certo que a revolução digital trouxe consigo diversos impactos para as empresas. Agora, serviços que antes eram feitos de maneira manual, estão sendo desempenhados por meio do digital. Apesar das mudanças proporcionarem mais praticidade, muitos empreendedores temem pelo aumento de custos que isso pode provocar. 


Mas afinal,  como uma microempresa pode acompanhar as inovações tecnológicas disponíveis no mercado? Uma das principais maneiras de usufruir da tecnologia dentro da rotina empresarial é por meio da certificação digital. Algo que pode ser obtido sem custos elevados. 


Portanto, que tal entender mais sobre a implementação da certificação e a sua importância para uma microempresa?

Contabilidade Digital
A nossa dica é que você leia o nosso artigo até o final e descubra como a sua microempresa pode se beneficiar do certificado digital. Vamos lá?

Certificação digital nas microempresas

Para compreender de maneira assertiva como a certificação digital atua nas microempresas, devemos entender, em primeiro lugar, do que ela se trata.


A certificação digital funciona como um arquivo eletrônico que permite a assinatura digital para aquelas empresas que emitem documentos. De acordo com a legislação brasileira, todas as empresas que no seu dia a dia emitem notas fiscais, estão obrigadas a obter a certificação digital.


Contudo, existem aquelas empresas que mesmo não sendo obrigadas a ter o certificado digital a utilizam. Afinal de contas, um empreendimento pode se beneficiar de diferentes maneiras por meio da certificação.


Vamos entender agora quais empresas são obrigadas a obter a certificação digital? Continue acompanhando o nosso artigo e descubra!


Aproveite para ler mais sobre: Emissão de certificado digital: quais os tipos e importância.

Certificação digital x obrigatoriedade das empresas

Após compreender o que é a certificação digital, é possível que você já tenha entendido as suas principais vantagens. No entanto, alguns empreendedores ainda encontram dificuldades no momento de entender qual empresa deve ou não ter o certificado digital.

Sendo assim, confira a seguir quais empresas devem, de maneira obrigatório, adotar a certificação digital na sua rotina:

  • Microempresa (ME);
  • Empresas de Pequeno Porte (EPP);
  • Microempreendedor Individual (MEI);
  • Sociedade de Responsabilidade Limitada (LTDA).


Ou seja, todas as opções acima precisam, obrigatoriamente, implantar o certificado digital nos seus processos. Agora, o que você acha de descobrir como uma empresa pode se beneficiar do uso da certificação digital? Acompanhe conosco!

Leia também: Emissor de Notas Fiscais Online: Tudo que você precisa saber

Quais os benefícios da certificação digital?

Uma microempresa pode se beneficiar de diferentes maneiras da certificação digital. Afinal de contas, estamos falando de uma ferramenta focada na implementação de soluções tecnológicas na rotina empresarial.


Portanto, confira a seguir conosco quais as principais vantagens do certificado digital em microempresas!

1. Segurança

A primeira vantagem da certificação digital, e talvez uma das principais, é a segurança que ela promove.


Deste modo, quando um documento é assinado por meio do certificado digital, a microempresa se encontra amparada pela lei brasileira.


Sendo assim, os seus arquivos não correm o risco de, por exemplo, serem alterados ou até mesmo fraudados. Isso porque, eles ficam bloqueados para eventuais edições.


Além disso, é fundamental ressaltar que a troca de dados acontece de maneira criptografada, o que dificulta a vida de terceiros que queiram acessar os documentos.


Confira também: Controle de Impostos Online: Conheça os benefícios de uma Contabilidade Digital

2. Conforto e praticidade

Os empreendedores de uma microempresa encontram, por meio da certificação digital, mais praticidade e conforto em vários aspectos.


O primeiro deles se apresenta no momento de enviar documentos, uma vez que o processo pode ser feito pelo próprio computador. Dê adeus para longas filas e burocracias. Além disso, o certificado digital pode ser instalado e usado em mais de um computador, o que permite o acesso remoto.

3. Redução de custos

Por meio da certificação digital, as microempresas também podem colher uma maior redução dos seus custos.  Afinal de contas, agora as empresas não precisam mais usar uma grande quantidade de papel, muito menos investir no transporte de documentos.


Ou seja, custos que antes eram normais na rotina de um empreendimento, agora não são necessários, promovendo mais economia para o negócio.

4. Transações eletrônicas

Atualmente, uma grande quantidade de sistemas na internet possibilitam o uso da certificação digital. Sendo assim, é possível fazer transações eletrônicas de maneira prática e segura por meio da obtenção do certificado.


Viu como a certificação digital torna a vida de uma microempresa mais fácil e prática? Não deixe de implementar essa solução na sua rotina empresarial.


Precisa de apoio para fazer a certificação digital de sua empresa?

Devido ao avanço tecnológico e graças a adoção de ferramentas digitais por parte dos escritórios contábeis, agora é possível emitir um certificado digital sem sair de casa, por meio de videoconferência!

Para utilizar este serviço da Contabilizaí basta contar com um celular ou computador que tenha acesso à internet. Confira, a seguir, quais os passos para a emissão do certificado digital online:

  • Agende a melhor data e horário para a videoconferência;
  • Participe da videoconferência (será realizada a aprovação e validação do seu certificado);
  • Instale o arquivo no computador e utilize o certificado.

Agora que o leitor já compreendeu como o processo é simples entre em contato conosco e agende um horário com um de nossos especialistas!

Conheça a Contabilizaí Contabilidade Digital

Somos uma empresa de Contabilidade Digital focada em atender clientes de uma forma veloz e moderna, otimizando o tempo do empresário e promovendo a melhora da organização das informações de sua empresa.


Por meio da nossa plataforma você pode fazer tudo pela internet, como processos contábeis, emissão de certificado digital e consultas.


Mas ainda mantemos o atendimento tradicional. Assim, sempre que desejar, você poderá bater um papo ou tomar um café conosco.


Prezando pela eficiência e boa qualidade nos processos, a Contabilizaí optou auxiliar os seus clientes, orientando sobre a obrigatoriedade da emissão do Certificado Digital. 


Hoje 100% de nossos parceiros podem se beneficiar com vantagens da emissão do certificado digital, que vão além da segurança, proteção e confidencialidade de informações. 


Neste sentido, por regra todos os nossos clientes em carteira, devem fazer a emissão do certificado digital, a fim de que nossos processos de RPA (Robô de Processamento Automático), possam automatizar as tarefas digitais com maior assertividade. 


Converse hoje mesmo com um de nossos especialistas e aprenda como nossa empresa pode ajudar a sua a obter sucesso no mercado.


Além disso, gostou do nosso conteúdo? Acesse nosso blog e confira nossas outras dicas!