- 16/06/2022
- 13:00
A margem de contribuição é uma informação estratégica para manter a saúde de qualquer empresa. Confira dicas de como calculá-la e entenda como ela pode interferir diretamente no crescimento do seu negócio.
Antes, o que á a margem de contribuição?
É o valor que sobra da venda de um produto ou serviço, depois de deduzidos impostos, comissões e outros custos da empresa. De uma maneira simples: é o lucro do seu negócio.
Como diferenciá-la de margem de lucro?
É importante não confundi-la com a margem de lucro, que representa a porcentagem que é atribuída aos custos totais de um serviço ou produto para definir o preço final do mesmo e, dessa maneira, compor a porcentagem que a empresa vai lucrar em cima da venda específica.
Por que é importante calculá-la?
Ela é um importante indicador financeiro já que está diretamente ligada à geração de lucro – e consequentemente à manutenção – da empresa. Por ela também é possível calcular o ponto de equilíbrio e projetar o lucro desejado pelo seu negócio.
Com base nela você pode:
- Checar a saúde financeira da empresa – a receita está sendo suficiente para pagar as despesas, custos e ainda gerar lucratividade?
- Definir o preço certo do seu produto/serviço – com ela é possível perceber a evolução dos custos, como estão despesas e gastos e qual o valor ideal com base nesses fatores
Como definir a margem de contribuição ideal?
A conta pode variar dependendo do setor de atuação da sua empresa. Por exemplo:
- Comércio: o ideal é estar entre 15% a 20%
- Indústria: variar entre 8% a 12%
- Serviços: algo entre 20% a 30%.
E a margem de contribuição unitária?
Este valor diz respeito ao quanto cada produto ou serviço contribui para o pagamento de todos os gastos fixos da empresa. Esta é a fórmula:
MC unit = PV – (CV + DV)
Como calcular a margem de contribuição total?
Encontrar o valor total é simples. Faça a seguinte conta:
Margem de contribuição = valor das vendas – (custos variáveis + despesas variáveis)
Como melhorar a margem de contribuição?
Ok, agora que você já entendeu a importância e como calculá-la, pode se perguntar: como melhorar a sua margem de contribuição. Uma opção seria apostar em serviços/ produtos com baixos custos variáveis e alto potencial de receita. Outra opção é contar com a ajuda de ferramentas de gestão tributária para entender melhor essa conta receita – gastos para observar o que pode ser melhorado.
Agora conte para a gente como está a sua margem de contribuição.