Finanças pessoais x Finanças da empresa: Você faz uma correta separação?

Um dos erros mais comuns na hora de administrar uma empresa financeiramente diz respeito a não separação entre finanças pessoais x finanças da empresa.


Quando as finanças se misturam, o micro ou médio empresário acaba tendo que conviver com prejuízos financeiros que podem até levá-lo à falência.


Dessa forma, algumas ações devem ser obrigatoriamente implementadas na gestão financeira de uma empresa. Entre elas, está a separação entre as finanças pessoais das finanças da empresa.


Portanto, se você ainda tem dificuldades em fazer essa separação, acompanhe o nosso artigo a seguir! Leia com bastante atenção cada item abordado aqui e saiba como fazer uma gestão financeira eficiente no seu negócio. Vamos lá?


Finanças pessoais x finanças da empresa: por que separar?

Uma gestão financeira eficiente e saudável passa por diversos fatores dentro de uma empresa, independentemente do seu tamanho. Saiba que uma das práticas mais adequadas para a saúde de um negócio é a separação entre as finanças pessoais e as finanças da empresa.


Ou seja, toda e qualquer empresa precisa, necessariamente, ter bem definido quais valores estão associados à pessoa física e quais pertencem à pessoa jurídica.


Quando uma empresa acaba misturando ambas as finanças, é preciso cuidado, pois ela pode estar abrindo as portas para uma série de problemas financeiros.


Desse modo, por exemplo, fica extremamente difícil identificar qual é o lucro real de um negócio. Logo, os empresários terão pela frente dificuldades para avaliar se a sua empresa está crescendo ou não.


Portanto, quando existe uma separação entre finanças pessoais e finanças da empresa, é possível, além de controlar todos os gastos de um negócio, adequá-los para dentro da sua realidade.


No entanto, mesmo entendendo o papel fundamental dessa separação, muitas empresas ainda encontram dificuldades durante o processo. Com isso, acompanhe a seguir algumas dicas para que as despesas pessoais não interfiram na vida financeira empresarial.


Aproveite e leia também: 2 pontos cruciais para abrir uma empresa.

Como fazer a separação entre as finanças pessoais das finanças da empresa?

Existem alguns passos que, quando colocados em prática, contribuem para um melhor controle financeiro dentro de uma empresa.


E, quando nós falamos em controlar as finanças, estamos nos referindo também à separação entre finanças pessoais e finanças da empresa.


Sendo assim, confira agora como fazer tal separação e começar a ter total domínio das finanças do seu negócio. Acompanhe a seguir!


Avalie o seu negócio

O primeiro fator de sucesso para separar as finanças pessoais das empresariais é fazer um diagnóstico financeiro completo da empresa.


Ou seja, é fundamental identificar qual é o lucro real dentro de um mês, assim como também quais são as suas despesas pessoais.


Uma dica é separá-las por meio de tabelas, distinguindo todos os compromissos financeiros pessoais e empresariais. Aqui deve contar, necessariamente, todas as despesas, por mais pequenas que sejam.


Estabeleça um pró-labore

Um dos maiores erros na hora de administrar as suas finanças são as retiradas não previstas do caixa da empresa para arcar com despesas pessoais.


Dessa maneira, uma das soluções mais assertivas dentro de uma empresa é estabelecer um pró-labore para cada um dos sócios.


Diferente de um salário, o pró-labore deve servir como um valor fixo, pago mensalmente, de acordo com a realidade da empresa. Ou seja, o seu intuito é não prejudicar o desenvolvimento das atividades dentro de um negócio.


Utilize contas bancárias separadas

Para evitar confundir as finanças pessoais e as finanças da empresa, o ideal é que cada empreendedor tenha contas bancárias distintas. Isto é, uma para a pessoa física e outra para a pessoa jurídica.


Com as contas bancárias separadas, fica mais fácil fazer a administração das finanças e, assim, cultivar uma boa gestão financeira.


Ou seja, com contas bancárias separadas, evita-se o erro de pagar contas da empresa com o cartão pessoal ou vice-versa.


Além disso, essa separação facilita a comprovação do faturamento pessoal e da empresa, fator fundamental na hora de declarar o Imposto de Renda.


E por falar em tributo, você já sabe quais impostos sua empresa deve pagar?

Faça uma distinção das despesas

A vida de um empreendedor é repleta de afazeres e, com isso, realizar uma distinção de todas as suas despesas pessoais e empresariais não é uma tarefa tão simples quanto parece ser.


Sendo assim, é indispensável fazer uma separação dentre todas as suas despesas, o que vai facilitar na hora de realizar o pagamento de cada uma delas.


Mantenha uma reserva financeira

Todo empreendedor sabe que lidar com o mercado é uma tarefa bastante complicada. E as constantes mudanças podem fazer com que uma empresa acabe se endividando.


Desse modo, é crucial manter uma reserva financeira que, em caso de mudanças repentinas, você não precise utilizar as finanças pessoais para arcar com uma despesa da empresa.


De todo modo, fazer a separação entre finanças pessoais x finanças da empresa é um fator de sucesso para qualquer negócio.


Como escolher a melhor solução para o seu negócio?

Se você ainda não adotou a prática de separar as finanças pessoais das finanças da empresa no seu negócio, chegou a hora de ver a sua empresa financeiramente saudável! 

Para isso, é de fundamental importância contar com ferramentas inteligentes que possibilitem encontrar tudo o que você precisa em um só lugar.

Foi pensando nisso que a Contabilizaí agora também é um banco digital!  Nossa plataforma possui um ecossistema completo,  permitindo  que os usuários possam ter um atendimento de ponta a ponta, realizando a administração de suas operações de compra, venda, pagamento e recebimentos  em um único lugar.

Permitindo que o empresário centralize todos os seus processos, facilitando toda a operação financeira da sua empresa.  Conheça o Contabilizaí Bank:

  • Conta Digital PJ e PF;
  • Abertura de conta de Pessoa Jurídica ou Pessoa Física, de forma simples e prática;
  • Link de Pagamento;
  • Gere links de pagamentos e envie por email, SMS, Whatsapp ou Redes Sociais, de onde estiver, não precisa de máquina física;
  • Boletos de pagamento;
  • Emita boletos de forma prática por apenas R$2,49;
  • Máquinas de Cartão;
  • Com a maquininha da Contabilizaí Bank, você pode vender à vista ou parcelado, recebendo tudo no próximo dia, com taxas especiais;
  • Gestão Financeira;
  • Plataforma digital para gerenciar suas operações financeiras.

Conte com apoio dos profissionais da Contabilizaí e obtenha a experiência e o suporte de um escritório qualificado para assessorar sua empresa em todos os aspectos contábeis, fiscais e trabalhistas. 


Somos uma plataforma online, focada em atender clientes de uma forma veloz e moderna. 

Deste modo, você não precisará ter a preocupação em visitar o escritório físico.


 Com a nossa plataforma, você faz tudo online, processos contábeis, consultas e usufrui de um atendimento exclusivo.


Nossas atividades contábeis são prestadas por contadores profissionais, usando nossa Plataforma Contabilizaí, para facilitar sua vida e a organização das informações de sua empresa.


Continue acompanhando mais dicas e informações como a que você acabou de ler, acesse o nosso blog e as redes sociais. Confira!