PGBL e VGBL qual melhor plano de Previdência Privada é melhor?
Você já ouviu falar sobre os termos PGBL e VGBL? Deseja saber mais sobre qual o melhor plano para investir? Leia esse post até o final.
Antes de saber em qual plano investir, é preciso entender o que é e como funciona a Previdência Privada. Muitos acham que esse assunto é para pessoas mais velhas e deixam para pensar nisso depois.
Mas será que não é melhor pensar no seu futuro antes que ele chegue? Por isso, quanto antes você se preparar para sua aposentadoria mais você irá usufruir de uma independência financeira quando estiver na melhor idade.
A Previdência Privada é uma aposentadoria que não está ligada ao INSS, é um investimento a longo prazo para projetos futuros, como o reforço de uma aposentadoria oficial.
Continue sua leitura e compreenda a seguir quais são os dois tipos de Previdência Privada.
O que é PGBL?
A sigla PGBL, significa Plano Gerador de Benefícios Livres, esse plano é indicado para quem faz a declaração do Imposto de Renda completa, pois o valor que você irá depositar todos os meses poderá ser deduzido neste plano. Com isso pode aumentar a restituição do Imposto de Renda.
Porém, fique atento porque nesse plano, no final do período de acumulação, o imposto será recolhido sobre o montante total acumulado. Ou seja, suas contribuições mais o rendimento você não será isento do Imposto de Renda.
Neste sentido, a grande vantagem oferecida é que os seus rendimentos também serão sobre o valor que seria pago pelo IR, aumentando a rentabilidade no fim do período.
Aproveite para ler mais sobre: Ser PJ é a melhor opção para alcançar minha liberdade financeira?
O que é VGBL?
A sigla VGBL, significa Vida Gerador de Benefícios Livres, ao contrário do PGBL esse plano é indicado somente para quem possui menos deduções a fazer do IR.
Neste sentido, este plano possui o recolhimento somente pela rentabilidade do patrimônio e não sobre o todo, ocorrendo apenas uma vez no momento do resgate do VGBL.
Alguns pontos importantes que precisam de atenção:
1- As taxas
Independente do plano, todos os fundos de previdência cobram taxas, sendo elas de administração, de carregamento e de custódia.
Muitas vezes na hora da contratação do plano esse ponto passa despercebido e no final na hora de resgatar pode fazer uma diferença muito significativa no montante do seu investimento. Por isso fique de olho quanto menor essas taxas menos você irá perder nos seus rendimentos.
2- Tributação
Outro ponto que merece atenção é a tributação, na previdência privada pode ter dois tipos de tributação: a progressiva e a regressiva.
A progressiva tem alíquota de 15% que é cobrado na fonte, na hora do resgate da renda. Existe também uma adequação na hora de fazer a declaração do Imposto de Renda, pode ser necessário pagar mais imposto caso o valor devido seja menos que o valor pago.
Já a regressiva é mais indicada para quem vai manter o plano por mais tempo, pois a tributação começa em 35% caso você resgate antes de dois anos e vai reduzindo com o passar dos anos até chegar a 10% se você deixar o dinheiro por mais de 10 anos guardado.
Aprenda mais sobre: Precisando da Gestão de Folhas de Pagamento e Pró-labore? Conheça a Contabilizaí
3- Rentabilidade
Outro ponto que merece atenção é a rentabilidade, que deve ser analisada antes de adquirir um plano de previdência. Pois existem outros tipos de investimentos que oferecem uma rentabilidade melhor e com taxas menores.
Antes de tomar qualquer decisão para adquirir um plano de previdência privada avalie as propostas e pesquise em outras instituições financeiras ou até mesmo a possibilidade de fazer você mesmo.
Se você já fez um plano de previdência e não está satisfeito, fique tranquilo que os planos de previdência privada oferecem a possibilidade de portabilidade sem custos. Dessa forma você pode optar por trocar de gestor, instituição ou perfil de investimento.
Além disso, quem investe em previdência privada não prepara seu próprio futuro, mas também o de seus herdeiros ou familiares.
Pois em caso de falecimento do titular, o capital acumulado é transferido facilmente para os herdeiros, isso sem precisar passar por um inventário.
PGBL ou VGBL: qual escolher?
Como o leitor pode compreender, ao longo de nosso conteúdo, investir na previdência privada é uma excelente alternativa, principalmente quando o contribuinte possui planos a longo prazo ou pretende guardar dinheiro para a sua aposentadoria.
Dessa forma, a escolha entre PGBL e VGBL irá depender exclusivamente do perfil de cada pessoa. Uma vez que, o PGBL é indicado quando a entrega da declaração do IR é feita de forma completa.
Já o VGBL é indicado para os contribuintes que entregam a declaração simplificada.
Ressaltamos que a forma de entrega da declaração do IR não impede que o contribuinte escolha entre um e outro modelo de previdência. Mas, é preciso levar em consideração que caso escolha um plano diferente do recomendado, poderá acabar resultando em perdas com o pagamento de impostos.
Se você, leitor, tem a perspectiva de investir por longo prazo na previdência privada, por mais de 10 anos, a opção mais interessante é o VGBL, isso porque, a tributação vai diminuindo ao longo do tempo. Mas caso, opte por prazos mais curtos, o PGBL é o mais indicado.
Quer saber nossas novidades? Se inscreva na nossa newsletter e acompanhe nosso blog. Tem sempre um conteúdo novo sendo publicado.
Compartilhe:

Quer abrir sua empresa?
Na Contabilizaí você economiza 99% na hora de abrir sua empresa, aqui você só paga as taxas governamentais!

Troque de Contador
Se você está precisando reduzir os custos da sua empresa, migrar a contabilidade do seu negócio é a solução.
Deixe um comentário